Noticias La actualidad más blanca de la red
Última actualización: 29/04/2024 a las 09:12:00 (CET)

"Fazedores de neve" criam manto de 260 toneladas em Gouveia

Em todo o mundo existem apenas 20 operários especializados na produção de neve, cinco deles são portugueses e estão em Gouveia a fabricar o manto branco que vai receber o Winter Jam, um evento ligado aos desportos aventura que se realiza neste e no próximo fim-de-semana.
"Fazemos neve onde as pessoas quiserem. A logística é bastante simples e apenas a estrutura é comprida, com tubos de dois metros, tudo o resto cabe em meia dúzia de caixas que vão connosco para todo o lado", explica Adérito Santos, um dos fazedores de neve lusos que ontem à tarde preparava as 260 toneladas de neve para o festival de Gouveia.

Este ano já esteve na Suíça e Espanha, para além de Portugal. Mas as encomendas chegam de todo o mundo. Até no "Brasil já produzimos neve", explica João Morais, responsável pela Realizar, a empresa especializada em produção de neve.

Ontem à tarde, uma dúzia de camiões chegou a Gouveia com 200 mil litros de água e 260 toneladas de azoto - os ingredientes principais para a produção de neve que, , explica João Morais. Eram 17.00 quando três tendas começam a fabricar neve. No interior de cada tenda está uma amplitude térmica entre os 15 os 12 graus negativos que permitem ir acumulando neve produzida. À saída do canhão, que há-de projectar os flocos artificiais, apenas se vê o fumo, mas "são os primeiros sinais de que a neve está no bom caminho", aponta.

Ao princípio da noite a cidade deverá ter vislumbrado o início do manto de neve. É que cada tonelada, que custa mil euros, demora cerca de uma hora a produzir, as 260 toneladas só deverão estar prontas ao fim de 22 horas. Ao todo, a equipa da Realizar movimenta doze camiões, três geradores de grande potência e 20 técnicos.

A neve, essa é igualzinha à que o Inverno costuma trazer a estas paragens da serra da Estrela: "macia e suave", diz quem já experimentou. A inovação deste evento está na estrutura que permite a que os atletas deslizem sobre um fosso de 15 metros. Uma novidade que nunca foi feita fora de estâncias de neve.

Álvaro Amaro, autarca de Gouveia, lembra que a cidade pretende ter neve todo o ano através da construção de um complexo para a prática de desportos de Inverno, o Indoor Snow, e equipamento orçado em quatro milhões de euros.

Artículos relacionados:

  • Ya es oficial: Lucas Braathen esquiará con Brasil en la Copa del Mundo Publicado el 07/03/2024

0 Comentarios Escribe tu comentario


    Escribe tu comentario





     

    Si este mensaje tiene un solo insulto, no te molestes en enviarlo, porque será eliminado.
    AVISO: La IP de los usuarios queda registrada

    Los comentarios aquí publicados no reflejan de ningún modo la opinión de nevasport.com. Esta web se reserva el derecho a eliminar los mensajes que no considere apropiados para este contenido. AVISO: La IP de los usuarios queda registrada, cualquier comentario ofensivo será eliminado sin previo aviso.



    Lo más leído: