Noticias La actualidad más blanca de la red
Última actualización: 25/04/2024 a las 18:35:40 (CET)

Serra da Estrela ya ha iniciado temporada

Serra da Estrela ya ha iniciado temporada
Turistrela, a empresa concessionária do turismo no maciço central da Serra da Estrela, inaugurou na semana passada a nova estância de esqui da serra.
Turistrela, a empresa concessionária do turismo no maciço central da Serra da Estrela, inaugurou na semana passada a nova estância de esqui da serra.

O investimento ascendeu a cinco milhões de euros, financiado em 40% pelo Sistema de Incentivos e Fomento de Turismo (SIFTUR).A nova estrutura conta com nove pistas de esqui e neve artificial, produzida através de 46 canhões, o que permite uma extensão de 12 quilómetros de pista e assegura entre 120 a 150 dias de neve por ano, entre os meses de Novembro e Maio.

A estância está apetrechada com equipamentos e meios mecânicos de última geração, assim como um sistema de identificação de 'forfaits' dos mais modernos da Europa, garantiu Artur Costa Pais, o administrador da Turistrela.

Artur Costa Pais afirmou que se trata do «maior investimento de sempre realizado no concelho de Seia que promete revolucionar o turismo de região», nomeadamente a restauração e o comércio da zona envolvente e que permitirá «aproximar a Serra da Estrela de outras grandes estancias europeias de desportos de Inverno», adiantou.

Neste momento,acrescenta o administrador, a grande diferença entre a estância beirã e as maiores europeias está no número de quilómetros esquiáveis, que na Serra da Estrela variam entre os sete e os dez e, na Serra Nevada por exemplo, atinge os 40.

Ainda assim Artur costa Pais sublinha que «existem muitas estancias europeias que revelam as mesmas capacidades da Estrela ou estão mesmo abaixo».A nova estância inclui a instalação de telecadeiras com capacidade para transportar duas mil pessoas por hora, demorando sete minutos a percorrer os 920 metros de percurso desde a base da estância (a 1.851 metros de altitude) até à zona mais alta.

Durante o Verão funcionará com objectivos turísticos, mas no Inverno destina-se exclusivamente aos esquiadores. A estância de esqui da Serra da Estrela está localizada na Torre, no centro do parque natural da Serra da Estrela, a dois mil metros de altitude. No edifício principal foram reunidos todos os serviços de apoio, como o departamento de aluguer de equipamentos, posto médico e balneários.

A estrutura possui ainda parques de estacionamento em zonas consideradas estratégicas para o acesso à nova estância. Além da melhoria das condições técnicas, a Turistrela realiza também de provas de 'mushing', trenó, safari em mota de neve com monitor e caminhadas com raquetas, um conjunto de iniciativas que visam inverter a tendência de que só é possível praticar desportos de Inverno fora do território nacional - e que será testada pelos entre 100 e 200 mil esquiadores que se estima existam em Portugal.

Aldeias turísticas em análiseA Turistrela pretende ainda reforçar os -investimentos no sector através da construção de novas unidades hoteleiras em Manteigas, Penhas da Saúde e na Torre. Artur Costa Pais sublinha ainda a´intenção de criar «uma aldeia de montanha, que pode surgir na zona do Sabugueiro».

O projecto está ainda em fase de conclusão e segue-se a um primeiro aldeamento de montanha, construído nas Penhas da Saúde e que conta com ma vertente imobiliária e outra turística.Ao todo foram construídos 63 chalés em madeira dos países nórdicos que conciliam elementos de arquitectura tradicional da Serra da Estrela com modernas técnicas de construção de casas de ontanha. Cada chalé é composto por três quartos com kichenette, sala e varandas com vista sobre a serra. Artur Costa Pais garante que a exploração turística do aldeamento resulta numa aposta da empresa que prevê, dentro de cinco anos, «contar com 2.500 camas com exploração directa da Turistrela», afirmou.

Artículos relacionados:


0 Comentarios Escribe tu comentario


    Escribe tu comentario





     

    Si este mensaje tiene un solo insulto, no te molestes en enviarlo, porque será eliminado.
    AVISO: La IP de los usuarios queda registrada

    Los comentarios aquí publicados no reflejan de ningún modo la opinión de nevasport.com. Esta web se reserva el derecho a eliminar los mensajes que no considere apropiados para este contenido. AVISO: La IP de los usuarios queda registrada, cualquier comentario ofensivo será eliminado sin previo aviso.



    Lo más leído: