ZONA CENTRO y Portugal

meus caros fica aqui parte da extensa (aliás muito extensa) brutal e muito ambiciosa entrevista dada pelo Sr. António Pinho Presidente da Federação Prtuguesa de Esqui.

Só não a ponho na integra ... porque correriamos o risco de alguém dizer ou fazer (DELETE) a este post ... e assim sempre fica pelo menos um "cheirinho"


......Assinámos recentemente protocolos com a federação da Catalunha, onde ficam localizadas as grandes estações de esqui e beneficiamos das mesmas regalias que os atletas de Catalunha ou Andorra no treino e na competição. Ou seja, basta informarmos com cinco dias de antecedência para que os nossos atletas possam competir nos campeonatos nacionais da Catalunha e Andorra. Isso permitirá aos nossos atletas verificarem se têm ou não qualidade para competir a este nível.
Um dos principais projectos da Federação é o apoio a atletas das comunidades portuguesas no estrangeiro. De que forma tem estado a ser trabalhada essa detecção de valores?
Integrámos já nesse projecto um atleta português de 23 anos que reside na Suíça. Chama-se Fábio Ribeiro e até já participou em algumas provas..............


............. FPE tem actualmente cerca de 200 atletas federados pertencentes a nove clubes. Há alguma meta que pretenda atingir até ao final do seu mandato?
Queremos que haja clubes desde o Algarve até Trás-os-Montes e acreditamos que isso é possível porque no Algarve há muitos praticantes que vão para Sierra Nevada. Nesse sentido estamos a trabalhar num protocolo com a estação de esqui de Sierra Nevada de forma a proporcionar aos nossos esquiadores algumas facilidades. Além disso, há núcleos importantes de esquiadores por todo o País que gostaríamos de ajudar a dinamizar, transformando-os em clubes. Pensamos que é numa competitividade bem alicerçada que reside o desenvolvimento da modalidade...............


.................A nível internacional, Portugal vai estar representado já em Janeiro no Festival Olímpico da Juventude Europeia. O que espera dessa participação?
Queremos imprimir desde já nesta representação uma norma de exigência e qualidade. Estaremos representados por dois atletas: uma rapariga e um jovem. A falta de neve tem sido grande esta época e estamos a contar ir a Espanha onde, de um grupo de oito atletas, elegeremos os dois representantes que vão estar na prova, em Jaca. Em 2009, a prova realizar-se-á na Polónia e contamos estar melhor representados, porque só nos interessa levar atletas que, à partida, nos dêem garantias de competitividade................

Qual é a actual situação financeira da federação?
Como deve calcular trata-se de uma federação pequena, com um orçamento que, em 2006, rondou os 50 mil euros. De qualquer forma, já temos instalações que nos permitem planear e desenvolver o nosso trabalho, porque precisamos de crescer. Sabemos que não é possível atingir os nossos objectivos com meia dúzia de atletas e sem muitas provas. Por isso, estamos convencidos de que, se formos capazes de dar credibilidade à nossa actuação, conseguiremos mais apoios, dentro das possibilidades do governo português.
O apoio do IDP no âmbito da modernização das federações desportivas é importante nesse sentido...
Sim. Aliás, é importante que se diga que, pela primeira vez, o governo colocou em pé de igualdade todas as modalidades. É muito gratificante saber, por exemplo, que a Federação portuguesa de Esqui recebeu mais dinheiro do que a de futebol para o projecto de modernização. Trata-se de um passo importantíssimo e significa, na nossa visão, que alguma coisa neste país mudou para melho..................


abraço Mário/Mariachi/Máriooooooooooo Diablillo
Karma: 0 - Votos positivos: 0 - Votos negativos: 0
Escribe tu respuesta






AVISO: La IP de los usuarios queda registrada. Los comentarios aquí publicados no reflejan de ningún modo la opinión de nevasport.com. Esta web se reserva el derecho a eliminar los mensajes que no considere apropiados para este contenido. Cualquier comentario ofensivo será eliminado sin previo aviso.