Noticias La actualidad más blanca de la red
Última actualización: 19/04/2024 a las 13:17:00 (CET)

Serra da Estrela aumentará a área esquiável para 35 km

Serra da Estrela aumentará a área esquiável para 35 km
A estância de esqui da serra da Estrela abriu no início do mês as suas portas aos amantes dos desportos de Inverno. Com a chegada do frio as divergênc
A estância de esqui da serra da Estrela abriu no início do mês as suas portas aos amantes dos desportos de Inverno. Com a chegada do frio as divergências entre a empresa concessionária do turismo no local, a Turistrela, e o Parque Natural da Serra da Estrela (PNSE) aqueceram ao ponto da empresa acusar o PNSE pelo atraso na ampliação da estância de esqui da Torre, alegando que a entidade levava demasiado tempo a autorizar projectos de investimento para o local.

Por sua vez, o PNSE, através de Rafael Neiva, defendia estar "a seguir os trâmites legais. Estas coisas não podem ser feitas de um dia para o outro". Durante o dia de ontem as duas partes chegaram a um acordo e finalmente fumaram o cachimbo da paz. Segundo Artur Costa Pais, da Turistrela, "o projecto vai mesmo para a frente, pois o PNSE finalmente entendeu que é estruturante para a região".

A mesma opinião é partilhada por Jorge Patrão, presidente da Região de Turismo da Serra da Estrela (RTSE), que recorda "as dificuldades que a RTSE tem tido ao longo dos anos com os técnicos do PNSE em avaliar certas situações no que diz respeito ao meio ambiente. Fico satisfeito com o acordo porque aquela zona tem que evoluir e modernizar-se pois o material existente na sua maioria está obsoleto".

Hotel na Serra da EstrelaActualmente, a estância de esqui da Serra da Estrela conta com 6,2 quilómetros de pistas, quatro telesquis e um telecadeira de quatro lugares que garantem uma circulação máxima de três mil e 700 pessoas por hora. A Turistrela não está satisfeita com este cenário e tem projectada a modernização da estância em vários aspectos que passam por dispor já no próximo Inverno de 15 pistas esquiáveis (mais dez que as actuais), com 15 quilómetros de extensão.

A primeira fase de ampliação, que deverá estar pronta no final de 2007, tem como objectivo triplicar o perímetro das cinco pistas, o que permitirá obter mais nove quilómetros de extensão. O projecto, já foi entregue ao Instituto de Turismo de Portugal, ao PNSE e à autarquia de Seia.

A segunda fase de ampliação da estância tem prevista uma expansão para a zona de Alvoco da Serra e Loriga. Este alargamento permitirá criar mais 18 pistas, cobertas com canhões de neve, aumentando a área esquiável para 35 quilómetros dentro de quatro ou cinco anos.

Um projecto superior a quatro milhões de euros que estará interligado com as três telecabinas previstas para a ligação entre a Torre-Piornos, Torre-Lagoa Comprida e Torre-Alvoco da Serra e que permitirá descongestionar o trânsito nas vias de acesso ao maciço central.

Hotéis esgotados
Embora o arranque da temporada na Estância de Esqui não tenha sido dos melhores, sem neve natural suficiente para garantir os 30 a 40 centímetros de espessura necessária à prática da modalidade, a empresa gestora accionou nos primeiros dias os 46 canhões de produção de neve artificial. Com a passagem de ano à porta, os hotéis e chalés de montanha da Turistrela já estão esgotados. Segundo fontes ligadas à empresa "nunca tinha acontecido chegar ao dia 15 de Novembro, com os preços muito mais altos e esgotar todas as camas existentes".

Artículos relacionados:


10 Comentarios Escribe tu comentario

  • ma
    ma
    #1
    Fecha comentario:
    13/12/2006 19:24
    #1
    lo increible es que la gente lo pague....... ustedes quieren saber donde esta el forfait mas caro de europa??????? en Serra da Estrela, 6 km de pistas = 25 €.....jajajaja que burrada

    karma del mensaje: 0 - Votos positivos: 0 - Votos negativos: 0

  • #2
    Fecha comentario:
    13/12/2006 19:34
    #2
    dahhh....se MA no gusta no va!!!pero no diga porcaria!
    es normal que un forfait en serra da estrela sea mas caro porque es la unica estancia de ski em portugal!!

    karma del mensaje: 0 - Votos positivos: 0 - Votos negativos: 0

  • #3
    Fecha comentario:
    13/12/2006 22:00
    #3
    Fico triste porque adoro esquiar e consequentemente a minha serra da estrela. Não sou natural da Covilhã mas fiz dela a minha terra vai para 15 anos. Não consigo aceitar o que vejo e ouço, na rádio, na tv, nos jornais. Que vão ampliar a estância um dia 9 km, outro 15km, outro 50km e pelos vistos agora 35km. Meus amigos ganhem juizo e tenham bom senso. Comecem a gerir bem o que têm, esqueçam os atletas de alta competição, esqueçam os fantasmas das perseguições do PNSE e abram os olhos para os compadrios e verdadeiros objectivos dos fracos gestores da Turistrela. Pelo esqui e pela serra da estrela tudo do melhor.

    karma del mensaje: 0 - Votos positivos: 0 - Votos negativos: 0

  • JSL
    JSL
    #4
    Fecha comentario:
    14/12/2006 09:08
    #4
    No es igual de sencillo,ni barato mantenerla nieve en condiciones en escandinavia o centro europa,que en portugal (y mas a una altitud tan justa),como tampoco debe de serlo en marruecos,españa no es un ejemplo de pistas "economicas",sobre todo las catalanas,que ofrecen lo mismo o menos que muchas de las vecinas de francia,por mas dinero,siendo francia un pais con un nivel de vida mas caro y en algunas con la posibilidad de irte y acabar tu forfait otro dia si el tiempo o cualquier motivo personal (indisposicion,cansancio,etc)te interesa llevarlo a cabo.

    karma del mensaje: 0 - Votos positivos: 0 - Votos negativos: 0

  • #5
    Fecha comentario:
    14/12/2006 17:00
    #5
    Gostava de ver um desenho com as novas pistas...

    karma del mensaje: 0 - Votos positivos: 0 - Votos negativos: 0

  • #6
    Fecha comentario:
    14/12/2006 22:24
    #6
    bem .. estamos fartos de conversa. continuo a dizer que neste momento e bem melhor dar um salto a manzaneda, em que o forfait e mais barato as pistas sao muito melhores , a neve de mais qualidade e o atendimento excelente, comparado com o de Portugal.. turistrela deixem de nos roubar.. e inadmissivel esperar 25m para subir numa telecadeira ,fazer uma pista em 5m e voltar a esperar mais 25m e pagar forfait a 25 euros .. ladrões

    karma del mensaje: 0 - Votos positivos: 0 - Votos negativos: 0

  • #7
    Fecha comentario:
    23/12/2006 00:55
    #7
    PARA QUANDO AUMENTAM OS KMs DAS PISTAS...JÁ SE COMEÇA A FAZER TARDE ...!!!

    karma del mensaje: 0 - Votos positivos: 0 - Votos negativos: 0

  • #8
    Fecha comentario:
    05/01/2007 18:09
    #8
    esquiar na serra da estrela ??!! Devem estar a gozar comigo,só pode. Os tipos da turistrela são uns ladroes,pedem muito dinheira para tão poucas condiçoes.Vivo na guarda e se quiser esquiar então prefiro fazer pouco mais de 100KM por estradas impecaveis e esquiar em covatilla,na serra de bejar que fica entre a cida rodrigo e salamanca,lá para alem de ser mais barato as condiçoes são muito boas,pelo o contrario a estancia da estrela tem material obsoleto,funcionarios pouco qualificados e antipaticos.A estancia da estrela mais pareçe um parque de diversões do que uma estancia de esqui !!!!
    Sigam o exemplo de covatilla e então ai a estrela poderá ter um futuro.Actualmente a estrela nem sequer tem presente e muito menos apresenta um futuro !!!!

    karma del mensaje: 0 - Votos positivos: 0 - Votos negativos: 0

  • #9
    Fecha comentario:
    18/01/2007 22:13
    #9
    Para esquiar cerca de la Serra da Estrela, mejor ir a la estacion de ski de la Covatilla en Bejar, la nieve esta mas asegurada y por lo menos entre semana es muy barato.
    No veo como quieren atraer el turismo a la Sierra de la Estrella con esas maneras. Un ssaludo.

    karma del mensaje: 0 - Votos positivos: 0 - Votos negativos: 0

  • #10
    Fecha comentario:
    08/02/2007 18:05
    #10
    A estancia da estrela é uma vergonha,tem muito lixo,material cáro mas que não passa de sucata,um pessimo parque de estacionamento.A serra está a ser mal tratada,está ser esventrada a cima dos mil metros com edificios que mais parecem barracões,esgotos a céu aberto,floresta que desaparece a cada verão que passa !!! Em covatilla temos o oposto daquilo que encontramos na estrela.Em covatilla temos a ausencia de construção a cima dos mil metros,serra preservada,uma estancia de esqui com boas infra-estreturas,aliás,a estacia de covatilla está comprometida em recolher todo o lixo que se esncontra na serra bem como a sua reciclagem,está igualmente obrigada a repor a vegetação nativa da serra de bejar,e está expressamente proibida a utilizar quimicos no fabrico de neve nos seus canhões etc etc...E tudo isso apenas a 150KM da nossa serra da estrela,tenho vergonha de ademitir mas a realidade é assim mesmo,nua e crua,a realidade é o que ela é e não aquela que desejariaque fosse,ou seja,OS PORTUGUESES SÃO UNS BURROS,UNS TANSOS,somos o esgoto da europa porque assim nós o queremos !!!

    karma del mensaje: 0 - Votos positivos: 0 - Votos negativos: 0


Escribe tu comentario





 

Si este mensaje tiene un solo insulto, no te molestes en enviarlo, porque será eliminado.
AVISO: La IP de los usuarios queda registrada

Los comentarios aquí publicados no reflejan de ningún modo la opinión de nevasport.com. Esta web se reserva el derecho a eliminar los mensajes que no considere apropiados para este contenido. AVISO: La IP de los usuarios queda registrada, cualquier comentario ofensivo será eliminado sin previo aviso.



Lo más leído: