Chegamos a La Parva às 23:00 h. O ponto de encontro foi "La Parva Chica". A partir desse ponto nos levaram em moto de neve até o lugar chamado Base onde se começa o processo de fabricação de neve artificial. Localiza-se ao lado da base do teleférico Águilas.


Camilo Beroiza do Departamento de neve artificial de La Parva, nos recebeu gentilmente disposto a responder todas as nossas perguntas.
--Você poderia nos contar como a neve artificial é produzida?
--CB (Camilo Beroiza): Para fabricar a neve artificial, o que fazemos é empurrar a água com potentes bombas para o lugar onde estão os tubos de neve. Nós temos duas bombas, e tiramos a água de uma tanque que temos para isso. As bombas "puxar" a água em duas vias: uma que leva até a Torre 4 do teleférico "Águilas" e outra via que vai para "La Parva Chica" e "Manzano." .



--As bombas impulsionam a água ... e depois?
--CB: Os tubos se conectam com mangueiras com as vias que levam a água, e também são ligados à eletricidade. O tubo tem um ventilador e um compressor de ar, que para fazê-lo funcionar sai uma água pulverizada de alta pressão. Ao sair essas gotículas de água dos tubos se transformam em neve. Com apenas 20 cm de distância do tubo, a água se transforma em neve, - diz Camilo -. Assim nosso trabalho é feito principalmente com água e frio.



--Falando de frio ... quais temperaturas precisam para fazer a neve?
--CB: A temperatura ideal é entre -1 ° e -7°C, já que em uma noite sem vento podemos fazer até 50 cms de neve com 1900m3 de água. Entre -1 ° e 0 ° também se pode fazer neve, mas o problema é que esta se converte em gelo, que pode ser perigoso para os esquiadores. Portanto, apenas produzimos neve com a temperatura abaixo de -1 °C. Nós usamos um termômetro que mostra a umidade. Com isso mais a temperatura nos dá uma temperatura ideal para produzir. Assim vamos vendo no terreno se estão adequadas as condições, o que resultará em uma neve seca ou mais úmida.
--Qual é a menor temperatura que se tem produzido neve neste inverno?
--CB: a temperatura mais baixa que temos trabalhado neste inverno é de -12°C, mas foi complicado porque com essas baixas temperaturas se congelam todos os implementos com os quais trabalhamos.




--E se não tem temperaturas para fabricar neve, o que vocês fazem?
--CB: Nós ficamos até cerca de 2 horas da manhã para levar o registro de temperatura e umidade, então no dia seguinte colaboramos em diversos trabalhos como o controle de bilhetes, transportar as pessoas em motos, ou outra coisa que se necessite
--Quantos canhões tem La Parva?
--CB: La Parva tem 14 canhões, que são distribuidos conforme a necessidade. Entre os canhões temos um pequeno, que por isso é o mais portátil, e são usados principalmente para os caminhos que ligam as pistas..
--- Em que data começaram a fabricar neve?
--CB: Nós começamos em maio, fabricando a neve que serve de apoio em La Parva Chica e Manzano. Graças à isso puderam funcionar muito bem, quando no início da temporada a neve ficava escassa. Em algumas áreas temos até 1,20 metros de neve base que na realidade é gelo, e sobre ela está a neve natural. Assim estas áreas resistirão até o fim da temporada. A neve artificial, nos afirma Camilo, dura 10 vezes mais do que natural.
--Quantos dias se pode fazer a neve?
--CB: Nós podemos fazer a neve durante um mês inteiro, sem parar.



--Qual é a maior dificuldade que encontram?
--CB: Uma delas é principalmente o vento. Por exemplo, tem dias que temos -12°C com vento e ao sair a neve fabricada pelo canhão, o próprio vento devolve a neve fazendo com que se congele o canhão. Além disso, os canhões produzem a neve nesta ou naquela pista, e se houver vento, este leva a neve para fora de modo que o trabalho é perdido e só se perde água. Portanto, há dias que tem temperatura e umidade para fazer neve, o vento nos impede de fazer isso..


--Até que horas trabalham?
--CB: Nosso trabalho vai de 23:30hrs até 8:30 da manhã do dia seguinte.
--Quantas pessoas trabalham na fabricação de neve em La Parva?
--CB: Nós somos 6 pessoas com turnos de 14 X 7. Sempre estamos trabalhando em 4 por uma questão de segurança.
--Há quantos anos você trabalha aqui?
--Em La Parva tenho 9 anos e 6 no departamento de fabricação de neve, eu trabalho principalmente nas bombas, fazendo com que funcionem e verificando a cada momento se estão funcionando bem. Nós temos uma comunicação constante de rádio com as equipes de campo para coordenar tudo.
--Você gosta do seu trabalho?
--CB: Sim, é divertido e nós concordamos que gostamos muito, porque para suportar as baixas temperaturas, ficar molhado e andar nas motos à noite, você tem que gostar, senão não conseguiríamos. Além disso, há muita camaradagem entre os que trabalham aqui, tornando o trabalho mais agradável


Nossos agradecimentos ao centro de esqui La Parva e do Departamento de fabricação de neve artificial por nos permitirem realizar esta reportagem