Você Sabe Como Faz de Neve Artificial?

Você Sabe Como Faz de Neve Artificial?
Com esta pergunta, começamos no centro de Inverno de La Parva, para conhecer melhor este processo tão importante nos centros de esqui.
Com esta pergunta, começamos no centro de Inverno de La Parva, para conhecer melhor este processo tão importante nos centros de esqui.
Chegamos a La Parva às 23:00 h. O ponto de encontro foi "La Parva Chica". A partir desse ponto nos levaram em moto de neve até o lugar chamado Base onde se começa o processo de fabricação de neve artificial. Localiza-se ao lado da base do teleférico Águilas.

La Parva
Em motos de neves nos levaram para a Base, ao lado do teleférico Águilas

La Parva
Santiago e La Parva “dormem”

Camilo Beroiza do Departamento de neve artificial de La Parva, nos recebeu gentilmente disposto a responder todas as nossas perguntas.
--Você poderia nos contar como a neve artificial é produzida?
--CB (Camilo Beroiza): Para fabricar a neve artificial, o que fazemos é empurrar a água com potentes bombas para o lugar onde estão os tubos de neve. Nós temos duas bombas, e tiramos a água de uma tanque que temos para isso. As bombas "puxar" a água em duas vias: uma que leva até a Torre 4 do teleférico "Águilas" e outra via que vai para "La Parva Chica" e "Manzano." .

La Parva
Sala de máquinas

La Parva
Sala de bombas de água

La Parva


--As bombas impulsionam a água ... e depois?
--CB: Os tubos se conectam com mangueiras com as vias que levam a água, e também são ligados à eletricidade. O tubo tem um ventilador e um compressor de ar, que para fazê-lo funcionar sai uma água pulverizada de alta pressão. Ao sair essas gotículas de água dos tubos se transformam em neve. Com apenas 20 cm de distância do tubo, a água se transforma em neve, - diz Camilo -. Assim nosso trabalho é feito principalmente com água e frio.

La Parva
Uns tubos são removidos das esteiras que os protegem durante o dia.

La Parva
Os tubos estão ligados a eletricidade ...

La Parva
e também se conectam à saída da água através de mangueiras ...


--Falando de frio ... quais temperaturas precisam para fazer a neve?
--CB: A temperatura ideal é entre -1 ° e -7°C, já que em uma noite sem vento podemos fazer até 50 cms de neve com 1900m3 de água. Entre -1 ° e 0 ° também se pode fazer neve, mas o problema é que esta se converte em gelo, que pode ser perigoso para os esquiadores. Portanto, apenas produzimos neve com a temperatura abaixo de -1 °C. Nós usamos um termômetro que mostra a umidade. Com isso mais a temperatura nos dá uma temperatura ideal para produzir. Assim vamos vendo no terreno se estão adequadas as condições, o que resultará em uma neve seca ou mais úmida.
--Qual é a menor temperatura que se tem produzido neve neste inverno?
--CB: a temperatura mais baixa que temos trabalhado neste inverno é de -12°C, mas foi complicado porque com essas baixas temperaturas se congelam todos os implementos com os quais trabalhamos.

La Parva
O canhão ligado à corrente e à água está pronto para funcionar

La Parva


La Parva
O canhão começa a produzir o elemento branco

La Parva
Fabricando neve ao lado do teleférico Águilas

--E se não tem temperaturas para fabricar neve, o que vocês fazem?
--CB: Nós ficamos até cerca de 2 horas da manhã para levar o registro de temperatura e umidade, então no dia seguinte colaboramos em diversos trabalhos como o controle de bilhetes, transportar as pessoas em motos, ou outra coisa que se necessite
--Quantos canhões tem La Parva?
--CB: La Parva tem 14 canhões, que são distribuidos conforme a necessidade. Entre os canhões temos um pequeno, que por isso é o mais portátil, e são usados principalmente para os caminhos que ligam as pistas..
--- Em que data começaram a fabricar neve?
--CB: Nós começamos em maio, fabricando a neve que serve de apoio em La Parva Chica e Manzano. Graças à isso puderam funcionar muito bem, quando no início da temporada a neve ficava escassa. Em algumas áreas temos até 1,20 metros de neve base que na realidade é gelo, e sobre ela está a neve natural. Assim estas áreas resistirão até o fim da temporada. A neve artificial, nos afirma Camilo, dura 10 vezes mais do que natural.
--Quantos dias se pode fazer a neve?
--CB: Nós podemos fazer a neve durante um mês inteiro, sem parar.

La Parva
O canhão pode ser direcionado para a neve cair onde for necessário.

La Parva


La Parva


--Qual é a maior dificuldade que encontram?
--CB: Uma delas é principalmente o vento. Por exemplo, tem dias que temos -12°C com vento e ao sair a neve fabricada pelo canhão, o próprio vento devolve a neve fazendo com que se congele o canhão. Além disso, os canhões produzem a neve nesta ou naquela pista, e se houver vento, este leva a neve para fora de modo que o trabalho é perdido e só se perde água. Portanto, há dias que tem temperatura e umidade para fazer neve, o vento nos impede de fazer isso..

La Parva


La Parva


--Até que horas trabalham?
--CB: Nosso trabalho vai de 23:30hrs até 8:30 da manhã do dia seguinte.
--Quantas pessoas trabalham na fabricação de neve em La Parva?
--CB: Nós somos 6 pessoas com turnos de 14 X 7. Sempre estamos trabalhando em 4 por uma questão de segurança.
--Há quantos anos você trabalha aqui?
--Em La Parva tenho 9 anos e 6 no departamento de fabricação de neve, eu trabalho principalmente nas bombas, fazendo com que funcionem e verificando a cada momento se estão funcionando bem. Nós temos uma comunicação constante de rádio com as equipes de campo para coordenar tudo.
--Você gosta do seu trabalho?
--CB: Sim, é divertido e nós concordamos que gostamos muito, porque para suportar as baixas temperaturas, ficar molhado e andar nas motos à noite, você tem que gostar, senão não conseguiríamos. Além disso, há muita camaradagem entre os que trabalham aqui, tornando o trabalho mais agradável

La Parva
Camilo Beroiza, Manuel Guzmán e Luis Garrido do Departamento de fabricação de neve artificial em La Parva

La Parva
La Parva continua seu sonho, enquanto estes esforçados amantes da montanha fabricam a tão esperada neve.


Nossos agradecimentos ao centro de esqui La Parva e do Departamento de fabricação de neve artificial por nos permitirem realizar esta reportagem


Artículos relacionados:


0 Comentários Escreve teu comentário


    Escreve teu comentário





     

    Se esta mensagem tiver algum insulto, não se incomode em enviá-la, pois será eliminada.
    AVISO: A IP dos usuários ficará registrada

    Os comentários publicados aqui não refletem de forma alguma a opinião da Brasil. Este site reserva o direito de remover mensagens que não sejam consideradas adequadas para este conteúdo. AVISO: A IP dos usuários ficará registrada, qualquer comentário ofensivo será eliminado sem aviso prévio.



    Lo más leído:

    Utilizamos cookies propias y de terceros para mejorar tu experiencia y nuestros servicios analizando la navegación en nuestra web. Si continúas navegando, consideramos que aceptas la Política de Cookies x