Como escolher os bastões para esquiar

Como escolher os bastões para esquiar
O elemento que sempre deixamos para o final e que muitos consideram dispensável será nosso melhor aliado: o bastão.
O elemento que sempre deixamos para o final e que muitos consideram dispensável será nosso melhor aliado: o bastão.

Para que serve: Para os que iniciam no esqui podem ser de muita utilidade para levantar-se depois de cair. Também serve para dar impulso nas zonas planas, mas o mais importante é que servem para esquiar.

O nível iniciante é muito comum que os instrutores não façam uso dos bastões, pois mais que uma ajuda incomodam e dificultam os primeiros passos no esqui. Já a partir de um nível médio os bastões servem para manter uma boa postura (sem atrasar o corpo), mantendo o equilibrio e dando ritmo nas descidas.



Como escolhermos? O primeiro a considerar é a estatura do esquiador. A melhor forma de calculá-lo é colocar um bastão invertido, ou seja, não pôr o punho, mas também a parte de baixo e pôr justo a mão imediatamente embaixo da arruela. O objetivo é que se forme um ângulo reto em nosso ombro. Para conseguirmos a medida certa nosso ombro estará no ângulo de 900. Os bastões vêm com medidas de 5cm, mas o que devemos buscar é o que mais se aproxime de deixar o ombro em ângulo reto.



Componentes do bastão: Os bastões contêm tubo, punho, arruela e correia. Os bastões mais comuns podem ter o tubo de aluminio que são mais baratos ou também podem ser de fibra de carbono que é mais leve e resistente, além de mais caro.
O punho pode ser de borracha ou plástico e a arruela pode ser grande (para usar fora das pistas), pequena (para usar nas pistas) ou de tamanho intermediário para usar em qualquer condição.
A correia é um elemento de segurança. A mão deve-se passar debaixo até acima pela correia e logo pegar a correia e segurar o bastão para permitir que o bastão se solte em caso de queda. Muito comum é a lesão chamada “o polegar do esquiador”, que se produz quando cai, o polegar fica preso e o bastão o move em seu lugar.

Como ocorre com todo material de esquiar existe uma infinidade de modelos, marcas e preços e se tiver dúvida o melhor é que seja assessorado pelos vendedores da loja que poderão o aconselhar da melhor maneira.

Artículos relacionados:

  • Como se vestir na neve? Publicado el 31/03/2020
  • Escolher os esquis adequados Publicado el 17/03/2020

0 Comentários Escreve teu comentário


    Escreve teu comentário





     

    Se esta mensagem tiver algum insulto, não se incomode em enviá-la, pois será eliminada.
    AVISO: A IP dos usuários ficará registrada

    Os comentários publicados aqui não refletem de forma alguma a opinião da Brasil. Este site reserva o direito de remover mensagens que não sejam consideradas adequadas para este conteúdo. AVISO: A IP dos usuários ficará registrada, qualquer comentário ofensivo será eliminado sem aviso prévio.



    Lo más leído: